8 de abr. de 2010

Bombeiro Civil ou Brigadista Particular? - Parte 1

          Tramita na Câmara o Projeto de Lei 5358/09, do Deputado Federal Laerte Bessa (PMDB-DF), que substitui a designação "bombeiro civil" por "brigadista particular". O autor afirma que a mudança de nome é necessária por envolver assunto de Estado.
          Segundo Laerte Bessa, o termo "bombeiro" tem o mesmo valor, para o Estado, que o termo "polícia". O deputado lembra que nenhuma empresa de vigilância ou de segurança pode intitular-se "polícia particular" ou "polícia privada", porque o termo "polícia" é próprio de uma função do Estado. Ele defende a idéia que tratamento ao termo "bombeiro" deva ser similar.
          Segundo Bessa, o profissional bombeiro é definido como sendo o servidor das forças de segurança pública dos estados, responsável pelo combate a incêndios, pela preservação do patrimônio ameaçado de destruição, pelo resgate de vítimas, afogamentos, acidentes ou catástrofes, pela conscientização da população sobre medidas de segurança contra incêndios e pelas investigações sobre a origem do fogo.
          De acordo com a visão do deputado, a substituição do termo "bombeiro civil" por "brigadista particular" é necessária, pois o profissional criado em decorrência da sanção da Lei nº 11.901/ 2009 não integra as forças de segurança pública dos estados e do DF.
          Para ler o texto do PL na íntegra acesse:

17 comentários:

  1. E nos Estados Unidos, e vários países do mundo por acaso o Bombeiro Civil é agregado a algum elemento de estado?
    Pelo que eu sei não, por isso no Brasil existe o Bombeiro "Militar" não é o termo "Bombeiro" que define se é Militar ou não, é a sigla "Militar" que define isso, Bombeiro "Civil" já está escrito, Civil para não ser um Militar, então ou seja deputado Laerte, lembraremos muito bem do senhor nas eleições.

    ResponderExcluir
  2. ESTA LEI NÃO TEVE VALOR ALGUM POR APRESENTAR UM ENORME DESRRESPEITO PARA COM TODOS OS BOMBEIROS CIVIS.
    VEJAM MAIS EM: ASSOCIAÇÃO DOS BOMBEIROS CIVIS DO DF
    ABPCDF.TUNINGBLOG.COM.BR/6519/PROPOSTA-ALTERA-NOME-BOMBEIRO-CIVIL-P-BRIGADISTA-PARTICULAR

    ResponderExcluir
  3. DEPUTADO VC NÃO TEM MAIS O QUE FAZER, QUEM FOMALIZOU OU CRIOU ESSA PROFISSÃO FORAM OS MILITARES VENDO QUE NA ÉPOCA NÃO TERIAM COMO COMBATER INCÊNDIOS E OUTRAS PREVENÇÕES, SENDO CRIADO EM 1960... EXEMPLO SE O BOMBEIRO CIVIL ETIVESSE NO BUTANTA TERIA CONSERTEZA SE SALVADO MUITOS ANIMAIS QUE COMO VCS NÃO PASSAM DE PURO EGOÍSMO DO NOME BOMBEIRO NA MAIORIA DO MUNDO SÃO BOMBEIROS CIVIS E NÃO MILTARES, QUE VERGONHA É ESSA..FAÇAM PROJETOS PARA A ARÉA DA SAÚDE, EDUCAÇÃO ETC.... COVARDES,

    ResponderExcluir
  4. tanta coisa para ser resolvida e este deputado fica nessa ai!!! aposto que deve estar ganhando algum dinheirinho por fora dos oficiais do corpo de bombeiros militar!!! 95% dos bombeiros no planeta, são composto de civis....

    ResponderExcluir
  5. Como um burro desse pode ser Deputado ( Só no Brasil). Então quando vemos um anúncio de emprego de Bombeiro Hidráulico, estão querendo contratar o que?; Encanador Hiráulico, Encanador Particular,Policial Hidráulico, vai ter de mudar o nome desta profissão que é mais antiga e tem este nome em vários países. Na realidade o nome que indica nossa profissão é Bombeiro Profissional Civil; por acaso tem Policial Profisssional Militar. Pena que esse bosta nem lê estes comentários pra ter vergonha e trabalhar só catando as merdas que ele fala.Bombeiro é alguém que lida com bombas (explosivos ou dispositivos hidráulicos). Mais concretamente, pode referir-se a:

    1.Bombeiro — profissional ou voluntário especializado no combate a incêndios e outras operações de salvamento de pessoas e bens;
    2.Bombeador — (também chamado de bombeiro) profissional da marinha mercante especializado na operação e manutenção de sistemas de bombagem;
    3.Bombeiro: Operário especializado no fabrico de bombas.Vai estudar Latim idiota.O Jegue, vc não sabe que O Policial que ele se Refere é um Policial militaR Q PRIMEIRO PASSA P/ CONCURSO PÚBLICO E DEPOIS SÃO DIRECIONADOS P/ OS DIVERSOS TIPOS DE TRABALHO desenvolvidos pela Policia Militar (Ostensiva,Ambiental,Rodoviária,Corpo de Bombeiros que também comoo Bombeiro PROF.Civil as atividades são sub-Divididas em savamentos, resgates,combate à Incêndios e APH: aposto que ele não sabe o que é isto), manda ele formar um brigadista de incêndio e pedir pra ele fazer um parto de Emergência.
    Não é que nem alguns políticos safados que enganam o povo humilde e depois roubam nosso dinheiro recolhidos através dos impostos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bela resposta...e pergunta a esse que foi eleito pelo "leigo" povo Brasileiro.

      Excluir
  6. Ô.... De puta do Fede ral, sabe ler?
    Segundo o Houaiss, a palavra bombeiro com a acepção de “membro de corporação que se destina a prestar socorro em casos de incêndio ou de sinistro” é de 1844, meio século depois de sua estreia em nossa língua com o sentido de encanador.Faltou nas aulas de matemática e quer ensinar Língua Portuguesa, meio século é 50 anos; então: 1844-50 = 1794, aí: 2012-1794 é igual à 218 anos que a palavra bombeiros substitui a palavra Encanador. Depois dessa seu cérebro vai dar uma diarréia, AH,AH,AH

    ResponderExcluir
  7. ... DePUTAdo FEDEral LaESTE BESTA

    ResponderExcluir
  8. ILITAR TEM MESMO QUE TER O NOME PRESERVADO, NÃO FAZEMOS CURSOS PROFISSIONALIZANTES E SIM ACADEMIA MILITAR QUE NUNCA SE FORMA 100 POR CENTO, SEMPRE TEM-SE AS BAIXAS PORQUE SO FICA QUEM TEM CONDIÇÕES, QUEM REALMENTE QUER SER BOMBEIRO E DOAR A VIDA, AO CONTRARIO DE VARIAS DENOMINAÇÕES QUE USAM O NOME DO BOMBEIRO MAS QUE NO FINAL SO QUER E DINHEIRO. NOS BOMBEIROS MILITARES NAO GANHAMOS ADICIONAL DE PERICULOSIDADE NEM INSALUBRIDADE SUPERAMOS ISSO NOS TREINAMENTOS MILITARES. CONCORDO COM O DEPUTADO, POIS A CONSTITUIÇÃO ATRIBUI ALGUMAS MISSOES E A DO BOMBEIRO MILITAR TAMBEM ESTA BEM CLARA LÁ. QUER SER CHAMADO DE BOMBEIRO? PRESTA CONCURSO E FAÇA A ESCOLA MILITAR E APRENDA MUITO MAIS QUE APH , APRENDA A MERGULHAR, SALVAR EM ALTURAS EM INCENDIOS, EM AMBIENTES CONFINADOS, E AS VARIAS LEGISLAÇOES SOBRE PREVENÇÃO CONTRA PANICO..... NAO SEI O QUE VCS ESTAO DISCUTINDO E SO SEGUIR A CONSTITUIÇÃO FEDERAL O RESTO E JEITO DE ARRUMAR DINHEIRO.....

    ResponderExcluir
  9. manda Laerte Bessa ir pra puta quel pariu e tomar no cu dele !

    ResponderExcluir
  10. Olha o cara... fala que é militar como se fosse um Deus kkkkkkkk. soldadinho do sistema! Paises sérios usam bombeiros civis.

    ResponderExcluir
  11. Bombeiro civil é o cidadão que queria ser militar mas não tem um pingo de força de vontade de estudar, ai fica fingindo ser o que não é ( pq eles não admitem mas a postura deles e toda militarizada) ganhando esse salário de fome q essas empresinhas particulares pagam pra eles. Bombeiro civil é igual vigilante q acha q é polícia mas não pode fazer nada pra impedi nada.

    ResponderExcluir
  12. Pessoal não sou bombeiro nem civil ou militar, li toda a matéria e cheguei a uma conclusão, de fato o nome bombeiro civil deve ser modificado, agora sem prejudicar a categoria e nem ser retirado benefícios adqueridos ao longo do tempo, qual o problema de mudar o nome??? acredito que vcs bombeiros civil tbm estão usando da vaidade, afinal vcs não querem ajudar, salvar vidas e ter seus empregos preservados??? se de fato for isso qual o problema de ser brigadista ou bombeiro??? os bombeiros militares estão citados no artigo 144 da constituição federal como entes da segurança publica e são alteridades devendo sim ter suas prerrogativas inclusive a nomenclatura exclusiva, gente infelizmente a população não tem o conhecimento necessário para diferencial o bombeiro civil e militar por isso a nomenclatura tem que ser unica outro fato é que milhares de bombeiros civil fica se passando por militares usando uniforme similares e gozando das prerrogativas de um militar que é uma autoridade publica. lembrando que não sou militar essa é so a opinião de um cidadao buscando um melhor entendimento sobre o fato.

    ResponderExcluir
  13. Pessoal não sou bombeiro nem civil ou militar, li toda a matéria e cheguei a uma conclusão, de fato o nome bombeiro civil deve ser modificado, agora sem prejudicar a categoria e nem ser retirado benefícios adqueridos ao longo do tempo, qual o problema de mudar o nome??? acredito que vcs bombeiros civil tbm estão usando da vaidade, afinal vcs não querem ajudar, salvar vidas e ter seus empregos preservados??? se de fato for isso qual o problema de ser brigadista ou bombeiro??? os bombeiros militares estão citados no artigo 144 da constituição federal como entes da segurança publica e são alteridades devendo sim ter suas prerrogativas inclusive a nomenclatura exclusiva, gente infelizmente a população não tem o conhecimento necessário para diferencial o bombeiro civil e militar por isso a nomenclatura tem que ser unica outro fato é que milhares de bombeiros civil fica se passando por militares usando uniforme similares e gozando das prerrogativas de um militar que é uma autoridade publica. lembrando que não sou militar essa é so a opinião de um cidadao buscando um melhor entendimento sobre o fato.

    ResponderExcluir